Como nasceu o Grupo Escoteiro "Macuxi"

Em abril de 2013, ficamos sabendo que muitas crianças do bairro (Vila Maria e proximidades) queriam participar do movimento escoteiro, porém para os pais, o deslocamento para outros bairros próximos dificultava um pouco. Diante do comportamento e postura diferenciada de nossos filhos que são lobinho e escoteira, a diretora da E. E. Senador Paulo Egydio perguntou o porquê não montávamos um Grupo no bairro que ela cederia o espaço... e foi assim que surgiu a idéia. No dia 01 de maio de 2013 as 16:00h com a colaboração de pessoas afastadas do movimento dentre elas Ana Jalloul, mãe de apoio, capitão da PM Renato Galerani que foi membro juvenil em todos os ramos e Chefe Álvaro que por coincidência ou não visitou a Tribo Macuxi em Roraima e tinha um sonho de montar um Grupo Escoteiro na Vila Maria, essas mesmas pessoas hoje fazem ou fizeram parte de nossa Chefia como Diretora de Marketing e vice-presidente, Diretor Financeiro e Chefe da tropa escoteira e Diretor Técnico e chefe do Ramo Sênior, nos reunimos em uma Panificadora do bairro e conversamos sobre a idéia com a chefia do GE Guaru que nos apadrinhou e nos apoiou sendo representado pelo nosso querido Chefe Jamil, surgindo então o Grupo Escoteiro Macuxi, nome este proveniente de uma lenda onde um índio da tribo Macuxi de Roraima que casou-se com uma índia, como eles se amavam muito ele nunca deixou sua amada só, em todo o lugar que ele fosse sempre a levava consigo, certa vez a índia foi acometida por uma doença e não podia mais andar, ele para não deixá-la sozinha na tribo, fez um cesto e a carregava nas costas, certo dia ele percebeu que o cesto estava mais pesado, foi quando descobriu que sua amada havia morrido e para ele, perdeu a razão de viver, pois a pessoa que ele mais amava havia ido. Então nas margens de um rio ele a enterrou e ao seu lado enterrou-se também e dizem que no local onde ambos foram enterrados nasceu uma planta de nome tamba-tajá, e no verso da folha maior nasce uma folha menor, diz a lenda que é o índio carregando a índia e quem cultiva a planta e nasce com uma folha acompanhada de uma folha menor no verso, o lar tem muito amor e fidelidade, caso tenha somente a folha grande sem a menor, nesse lar não tem amor.

O nome “Macuxi” dado ao grupo surgiu proveniente do amor que temos pelo Movimento Escoteiro.
Após toda a batalha burocrática de praxe o sonho tornou-se realidade as 10:00h do dia 10 de novembro de 2013, nascendo oficialmente o 94º/SP Grupo Escoteiro "MACUXI".
Após exato um ano começamos a ser reconhecidos na comunidade e foi onde surgiu mais uma oportunidade, onde nos foi oferecido um novo local para nos sediar, o C.E.E. Thomaz Mazzoni, onde o administrador nos cedeu praticamente toda a infraestrutura do clube para nossas atividades escoteiras. Com isso fizemos nossa mudança, somos gratos à direção da E.E. Paulo Egydio que nos apoiou no início da nossa jornada.

Fonte da lenda: http://www.cdpara.pa.gov.br/tamba.php

 

Roberto S. Mota, Diretor Presidente 94º GE Macuxi

 

Aqui foi o ínicio de tudo

Da esquerda para a direita

Ana Jalloul, Ana Paula Mota, lobinho Roberto Mota, Chefe Jamil do GE Guaru, Roberto S. Mota e Chefe Alvaro

Da esquerda para a direita

Ana Jalloul, Ana Paula Mota, escoteira Marina Lima, Chefe Jamil do GE Guaru, Roberto S. Mota e Chefe Alvaro

Em tudo que é belo - Jorge Vercillo
00:00 / 00:00

ESCOTEIROS DO BRASIL

RUA CORONEL XAVIER DE TOLEDO 316 3º andar República - SÃO PAULO - SP - CEP 01048-000

(11) 3154-5500

 

Atendimento da Loja Física

De terça a sexta-feira, das 09h às 19h

Aos sábados, das 09h às 13h

(11) 3231-5868

 

 94º/SP Grupo Escoteiro Macuxi

 Pç Jânio da Silva Quadros, 150 

CEP 02132-000   Jardim Japão  - São Paulo - SP

Atividades aos sábados das 15:00h as 17:30h

C.E.E. THOMAZ MAZZONI

Atendimento nacional aos associados

Telefone: 0800 001 2016

Horário de atendimento

O serviço funciona de segunda a sexta-feira,

das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 18h.

Para ver alguns documentos é preciso ter instalado o Acrobat Reader.

Clique no logo se ainda não o possui.

  • Branca Ícone Instagram

Siga-nos no Instagram

Apoio

Site developed by RSM

Music Em Tudo que é Belo - Jorge Vercillo